Pesquisa Científica

A pesquisa científica é um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Tem como finalidade descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. Uma pesquisa é sempre parte de um problema, urna interrogação ou questionamento, uma situação para a qual o repertório de conhecimento disponível não gera resposta adequada. Para solucionar o problema levantam-se hipóteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa. Portanto, toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação. No entanto, é uma vida de mão dupla, pois a pesquisa pode gerar o surgimento de novas teorias que, para serem válidas, devem apoiar-se em fatos observados passíveis de ser comprovados. A investigação surge da necessidade de resolver problemas práticos e levar à descoberta de princípios básicos.

Os critérios para a classificação dos tipos de pesquisa variam de acordo com o enfoque dado, os interesses, campos, metodologias, situações e objetos de estudo. Os principais tipos de pesquisas são: básica ou fundamental; grupal; aplicada; bibliográfica; histórica; de ciência da vida e física; descritiva; social; experimental; tecnológica ou aplicada; individual; mono e interdisciplinar.

A Pesquisa Científica visa conhecer cientificamente um ou mais aspectos de determinado assunto. Para tanto deve ser sistemática, metódica e crítica. O produto da pesquisa científica deve contribuir para o avanço do conhecimento humano. Na vida acadêmica, a pesquisa é um exercício que permite despertar o espírito de investigação diante dos trabalhos e problemas sugeridos ou propostos pelos professores e orientadores.